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Foto: Sérgio Vale

A Asssociação dos Municípios do Acre – AMAC, antes conhecida como APA (Associação Dos Prefeitos do Acre), foi fundada em 25 de janeiro de 1997. A mudança de sigla ocorreu após a junção da APA e a FDPA, Frente Democrática de Prefeituras do Acre. Sendo desde então pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza civil, com prazo de duração indeterminado, com exercício social que coincide com o ano civil, sendo instituida de caráter público-representatico, técnico, cientifico, educativo, cultural e social.

A AMAC é formada pelos municípios do Estado do Acre que possuam leis municipais autorizativas para o referido fim, e cuja efetivação se dá após aprovação em Assembléia Geral da entidade.

 Objetivos e finalidades

Ampliar e Fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios do Estado do Acre, visando fomentar, promover e proporcionar meios que viabilizem a modernização das administrações públicas locais, com a capacitação dos servidores públicos municipais, a eficiência do controle interno, a organização dos serviços e ações junto à comunidade local e regional. Reivindicar, apoiar e defender os interesses das administrações municipais, que correspondam com atuação dos poderes: Executivo e Legislativo, e que importem em melhorar a imagem e a representação política dos agentes públicos locais. Firmar convênios, ajustes, acordos, contratos e parcerias de interesse da entidade e associados.

Assessorar, elaborar e executar planos, programas, projetos, serviços e ações das administrações públicas, visando o desenvolvimento das comunidades locais; além de fazer intercâmbio técnico- administrativo com órgãos e entidades públicas e privadas das demais esferas de governo e o consórcio entre os associados, para a realização de ações, iniciativas e serviços de interesse das comunidades da região e microrregião.

 Missão e visão da AMAC

Resgatar a defesa contínua dos interesses dos municípios associados, contrapondo-se a qualquer política com interesse adverso à administração municipal. Exigindo, sobretudo, o cumprimento do pacto federativo, por meio da cooperação entre os associados, com todas as esferas de Governo e com as demais Instituições Públicas, buscando de forma solidária o crescimento sócio-econômico e cultural. A defesa e ampliação das conquistas efetuadas no campo da autonomia municipal e o aprimoramento de recursos humanos e políticas sociais destinadas à população mais carente.

Sua visão é prestar serviços de qualidade aos municípios associados, visando a excelência administrativa, o desenvolvimento regional integrado e sustentável, proporcionando melhor qualidade de vida à população. Estão associados os 22 municípios do Estado do Acre. Contribuindo assim, para o cumprimento das metas, que em conjunto somam para uma perspectiva de desenvolvimento aos municipios.

 

 “AMAC em busca do fortalecimento e desenvolvimento dos municípios do Acre”.

 

 Sede da AMAC

Rua Isaura Parente, 2.931 – Conjunto Tangará

CEP 69.915-000 – Telefax. (068) 3223-3421/2106-3800

Site: www.amac-acre.com.br / www.amac.com.br

E-mail:  amac@amac.com.br