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Quais são os benefícios de usar chatbot para Whatsapp Business?

  • Internet

Em qualquer setor, é indispensável que as empresas tenham um canal aberto de comunicação com seus clientes, sendo ou não o seu principal meio de venda. Para se aproximar do cliente e deixar tudo mais prático, o aplicativo Whatsapp Business é o mais indicado, altamente difundido em todo o território nacional e de amplo uso global. Uma das muitas vantagens é poder ser operado desde smartphones, tablets ou computadores.

Para obter o melhor proveito dessa aplicação, a utilização de ferramentas de automação é essencial, uma tecnologia que veio para facilitar o trabalho e aumentar as suas vendas.

Quais são as melhores práticas para integrar o Whatsapp no CRM com foco na automação de vendas?

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Quais são os benefícios de usar chatbot para Whatsapp Business? 2

Integrar o Whatsapp no CRM com foco na automação de vendas requer a adoção de várias práticas que garantam eficiência, personalização e eficácia no processo de vendas. São práticas disponíveis para diferentes ramos e diferentes tamanhos de empresas, adaptáveis a realidade de cada uma e seus objetivos particulares.

Essas práticas incluem principalmente a escolha adequada de plataformas adequadas, uma boa estruturação do CRM, automação, configurações detalhadas dos chatbots, integração de dados e personalização do atendimento.

A unificação de dados de contatos em uma só plataforma descomplica encontrar os clientes, iniciar troca de mensagens, enviar avisos e dar seguimento aos atendimentos. Para tal, empregar ferramentas de automação como os chatbots para Whatsapp em um sistema CRM é a estratégia mais atual e com grande retorno no aumento de vendas. Através dela é possível oferecer produtos diferenciados para cada cliente, que lhe atraia mais a atenção, baseando-se nos dados obtidos pela inteligência artificial ou análise interna.

Melhor eficiência e eficácia nas vendas

O ponto inicial de qualquer estratégia é estabelecer os objetivos, sendo igual quando se trata de automação de vendas, para que se possa alcançar melhores resultados mais rapidamente. Estes objetivos podem incluir:

  • Elevar o valor médio de vendas;
  • Garantir maior alcance do marketing;
  • Aumentar a retenção de clientes;
  • Organizar e centralizar as informações de contato;
  • Aumentar o número de leads qualificados;
  • Melhorar a taxa de conversão de leads em clientes;
  • Automatizar o marketing digital.

Marketing automatizado

A capacidade de realizar campanhas de marketing direcionadas, personalizadas e eficientes torna a automatização através de chatbots para Whatsapp indispensável. Uma maior eficiência do marketing digital pode ser alcançada através da criação de conteúdo relevante e engajador, com elementos de personalização para cada cliente.

O conteúdo enviado pelo chatbot para ampliar a integração de vendas deve ser:

  • Personalizado: Use o nome do cliente e referências a interações anteriores;
  • Relevante: Envie ofertas e informações que sejam do interesse específico do usuário;
  • Engajador: Use mensagens interativas, como quizzes, enquetes e conteúdo multimídia, como imagens e vídeos.

Configure campanhas automatizadas para enviar mensagens em momentos estratégicos, como:

  • Boas-vindas: Mensagens automáticas para novos assinantes;
  • Promoções: Alertas sobre ofertas especiais e descontos;
  • Lembretes: Mensagens de lembrete para carrinhos abandonados ou eventos futuros;
  • Aniversários e datas especiais: Ofertas personalizadas em aniversários do cliente ou da empresa, ou ainda em comemoração à feriados.

Quais são os principais desafios ao implementar a automação de vendas com o uso de chatbots no WhatsApp Business e como superá-los?

Embora a integração entre Whatsapp no CRM ofereça inúmeros benefícios, há desafios que precisam ser considerados:

  • Segurança e Privacidade: Garantir a proteção dos dados dos clientes é crucial, especialmente devido à natureza sensível das comunicações via Whatsapp;
  • Treinamento da Equipe: As equipes de vendas precisam ser treinadas para usar eficazmente as novas ferramentas e seguir os protocolos de comunicação;
  • Custo de Implementação: A integração pode envolver custos iniciais, tanto em termos de software quanto de adaptação de processos, que podem ser recuperados futuramente com o aumento da conversão em vendas.

Funcionalidade

A automação de vendas é uma funcionalidade crucial de um CRM integrado ao Whatsapp. Para realizar tarefas repetitivas e processos de seguimento bem executados, é necessário que sejam configuradas com certa precisão e trabalhadas para a personalização do atendimento ao cliente, de acordo com o ramo e proposta de cada empresa.

Apesar de serem muito úteis, seu desempenho depende em grande parte do detalhamento e manejo humano por trás da interface. Uma vez treinados, os bots já podem reproduzir respostas propostas sem problemas, sempre tendo em conta a capacidade de interpretação da inteligência artificial. Quanto mais simples a tarefa, maior a garantia de estar dentro de seus limites.

A definição com precisão das tarefas a serem repetidas e a correta definição de leads ajuda a seguir uma linha mais consistente de atendimento e facilita a gestão do fluxo de entrada, retenção e feedback dos clientes. Ter esses leads bem definidos é importante para a organização da empresa, assim como estar atento a atualizações necessárias para uma melhor integração de vendas.

Capacidade de Interpretação

É necessário investir tempo e esforço para entender alguns pontos da interface e assim tirar o seu máximo proveito. A interface oferecida para as configurações iniciais é bastante intuitiva e contém predefinições pertinentes a ramos específicos, o que deixa tudo muito mais fácil. É importante manter a atenção e valorar que cada ferramenta de automação se comporta como seja programada para tal, e algumas variáveis dentro das interações podem ultrapassar sua capacidade de interpretação, fazendo-se assim necessário ajustes de acordo com as análises dos dados obtidos.

A equipe também precisa ser bem orientada sobre como operar o sistema e a empresa deve ter clara seus objetivos para a utilização do programa. Para algumas partes da equipe a interação pode ser mais fácil e produtiva, enquanto para outras partes pode levar um pouco mais de tempo de adaptação. Tendo em mente essa diferença entre indivíduos, é possível se chegar a um resultado mais uniforme e fornecer treinamentos mais adequados para a equipe.

É fundamental entender que, ainda que os chatbots possam alcançar grandes feitos e apoiar no crescimento da empresa, não substituem os humanos por trás das telas e das vendas. Os resultados oferecidos devem sempre passar por análises detalhadas pelos responsáveis de cada área para que as melhores estratégias sejam elaboradas e aplicadas, proporcionando à empresa um crescimento de dentro para fora.