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A importância da diversificação das estratégias do Marketing Digital para uma empresa

  • Empreender

Hoje em dia, vivemos em uma era digital, onde as transformações estão cada vez mais comuns. Por esta razão, frequentemente surgem novas plataformas de veiculação de campanhas e de comunicação entre empresas e seus públicos. Pensando por um lado, isso é fundamental – e necessário –, pois amplia as possibilidades dentro de um plano de Marketing Digital. Por outro, deixa para trás quem não se atualiza frente a um mercado tão competitivo. 

Essas mudanças, em sua maioria, podem gerar uma proximidade muito maior da marca em relação ao público. Dessa forma, aquelas que estão abertas a diversificar suas estratégias de Marketing Digital tendem a sair na frente das demais. Isso porque, ao desenvolver um conteúdo de excelência, com base em análises e experiências, os resultados podem ser extremamente positivos. Mas como traçar uma estratégia eficiente para uma empresa? Pois bem, acompanhe as linhas abaixo!

A importância da diversificação das estratégias do Marketing Digital para uma empresa
Foto de Mikael Blomkvist: https://www.pexels.com/pt-br/foto/debate-brainstorm-juntar-ideias-tabelas-6476258/

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Afinal, o que é uma Estratégia de Marketing Digital? 

Antes de mais nada, é importante entender os conceitos por trás das estratégias de Marketing Digital. Em síntese, o plano de mídia nada mais é do que um trabalho oportunista, feito com o desejo de alcançar o público ideal através de canais de comunicação bem definidos, tudo isso já tendo em vista o valor investido em cada plataforma e, em certos casos, até mesmo o ganho potencial. 

Nesse sentido, dentro do planejamento a equipe técnica responsável vai avaliar fatores como:

  • Objetivos da marca;
  • Mercado;
  • Público-alvo;
  • Volume de produção;
  • Orçamento disponível; e
  • Canais de comunicação.

Aliados, esses itens contribuem fortemente para que sejam alcançadas as metas estipuladas inicialmente. 

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Mas porque diversificar? 

Embora grande parte das estratégias de Marketing Digital estejam relacionadas com o Google e o Facebook, por exemplo, apostar todas as fichas nessas ferramentas não é o melhor a se fazer. Isso porque, como mencionado, vivemos um período de grandes mudanças e, dia após dia, novas oportunidades são apresentadas. Por esta razão, a empresa deve pensar num plano de mídia como um todo, dando uma atenção especial às estratégias e objetivos que mais importam a ela. 

Isso quer dizer então que diversificar – com consciência – é a chave-mestra para obter resultados positivos. Em síntese, uma estratégia diversificada, com canais interligados, terá como principal vantagem a satisfação dos clientes em poder desfrutar de experiências integradas em todos os canais. Além disso, é importante destacar que o uso simultâneo de diferentes canais pode aprimorar ainda mais a sensação da compra e, com isso, sua empresa ganha cada vez mais destaque. 

Mas, para ter bons resultados, assim como qualquer outro fator, a estratégia de Marketing Digital adotada deve ser completa. Afinal, é preciso considerar todas as possibilidades de conquistar um consumidor que está em vários lugares ao mesmo tempo – assistindo televisão, mexendo no celular, escutando rádio, etc. Dessa forma, para elaborar uma estratégia funcional que traga resultados positivos é preciso envolver índices como alcance e frequência, engajamento e diálogo em redes sociais, cobertura de território e captação de intenção em pesquisa, formatos, áudio e dados, e outros.

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Como chegar ao plano ideal?

Não há dúvidas de que os principais veículos com grande presença nas estratégias de Marketing Digital vão continuar da mesma maneira por muito tempo. Todavia, devemos analisar as previsões. De acordo com a ZenithMedia, empresa do ramo digital que combina dados, tecnologia e especialistas para descobrir novas oportunidades, em breve as pessoas vão passar mais tempo online do que assistindo à televisão. Ou seja, os novos modelos de entretenimento estão ganhando cada vez mais destaque e devem ser aproveitados pelas marcas que buscam melhores resultados. 

Portanto, ter uma visão aberta para enxergar a futura jornada do cliente e então experimentar novas estratégias e redes é o caminho mais adequado para ter acesso a novos dados que podem servir para otimizar a estratégia de Marketing Digital da empresa e, consequentemente, gerar mais rentabilidade às companhias. Sendo assim, teste! E, ao analisar os resultados, leve em consideração o tempo para alcançar a estratégia ideal, o investimento necessário e a participação nos resultados de mídia.

Ademais, tenha em mente que, para diversificar sua estratégia de Marketing Digital, você deve:

  • Ser claro e coerente ao estabelecer as metas;
  • Ter um público-alvo bem definido;
  • Estipular objetivos reais e atingíveis, isto é, dentro da sua realidade;
  • Filtrar a escolha entre redes variadas;
  • Ser transparente em suas operações;
  • Monitorar as redes com frequência e responsabilidade;
  • Ser criterioso ao analisar os dados.
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Por fim, lembre-se que vivemos em um mundo de inúmeras tendências e constantes transformações, e nisso o Marketing Digital não fica para trás. Logo, suas estratégias também devem estar em constante evolução e, caso queira crescer no seu nicho, será preciso ousar – mas com consciência, e estudo. Nada de sair por aí atirando para todos os lados e sem definir qual o real objetivo sua empresa pretende alcançar. Até porque, escolher corretamente os objetivos da sua empresa será decisivo para o sucesso de uma campanha.