O que fazer em caso de vazamentos de gás na sua casa

Primeiro, vamos olhar para a tubulação. Quando há um vazamento de gás em sua casa, a primeira coisa que você percebe é o cheiro do gás ao redor dos seus aparelhos. As fugas de gás na tubulação são normalmente causadas por canos mal instalados, mal conservados ou com defeito.

O gás também pode estar afetando a sua saúde . Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem tonturas ou vertigens, náusea, falta de ar e dor no peito. Se você estiver sentindo alguma dessas situações, saia imediatamente e pegue um pouco de ar fresco até que elas passem.

Vazamentos de gás nos canos fora de sua casa podem ser mais difíceis de detectar. Um sinal a ser observado é o cheiro de gás que entra e sai. Se seus canos de gás estiverem localizados no subsolo, você poderá ter um pedaço de grama ou plantas morto perto do vazamento. Ou, se chover e houver poças do lado de fora, você poderá ver bolhas na superfície.

Depois de constatar que pode haver um vazamento de gás, você deve agir rapidamente.

A primeira coisa a fazer é desligar o gás no medidor

Gire a alavanca de gás 90 graus, de modo que fique em ângulo reto com o cano. Se sua casa usa gás GLP em vez de gás natural canalizado, saia e encontre o cilindro. Feche a válvula girando-a no sentido horário.

Estas são as coisas que você não deve fazer se suspeitar de um vazamento de gás:

  • Não ligue ou desligue interruptores de luz ou aparelhos elétricos, pois eles podem acender e acender o gás
  • Não use ventiladores para dispersar o gás, pois eles também podem acender e inflamar o gás
  • Não fume ou acenda fósforos
  • Não fique dentro de sua casa desnecessariamente.

Deixe uma resposta