Lidar com a dor da perda de um amigo próximo ou parente pode ser um dos maiores desafios que podemos enfrentar.
O luto por uma amiga, cônjuge, irmão ou pai pode causar uma dor particularmente profunda. Podemos ver a perda como uma parte natural da vida, mas ainda assim podemos ser pegos pelo golpe e pela confusão, o que pode levar a longos períodos de tristeza e depressão.
Todos nós reagimos de forma diferente à morte e aproveitamos os nossos próprios mecanismos para lidar com a dor que a morte traz.
Contents
Como superar a dor da perda
Pesquisas indicam que a passagem do tempo permite que a maioria das pessoas se recupere da perda se puder contar com o apoio de seu ambiente social e manter hábitos saudáveis.
Aceitar a morte de alguém próximo pode levar de meses a um ano. Não há uma duração “normal” de luto.
Você também não deve antecipar que vai passar por determinadas “fases de luto” – pesquisas recentes sugerem que a maioria das pessoas não passa por essas fases progressivamente.
Se você teve uma relação difícil com a pessoa falecida, isso pode adicionar outra dimensão ao processo de luto. Você pode precisar refletir por algum tempo sobre a dor da perda antes de conseguir olhar para a relação com novos olhos e se acostumar com a perda.
Se considerarmos que a maioria de nós pode superar a dor da perda e continuar com nossas vidas, percebemos que nós, os seres humanos, por natureza, temos uma grande capacidade de resiliência.
Mas algumas pessoas lidam com o luto por mais tempo e se sentem incapazes de realizar suas atividades diárias.
Essas pessoas podem passar pelo que é conhecido como luto complicado e podem ser beneficiadas pela ajuda de um profissional de saúde mental qualificado como um psicólogo especializado em luto.
A dor da perda: saiba como superá-la
Sem dúvida alguma, a dor da perda pode levar tempo para cicatrizar. Contudo, em alguns casos o luto tem um efeito positivo na vida das pessoas, que encontram um novo sentido de vida.
As pessoas que estão passando por luto podem achar úteis algumas destas estratégias para lidar com a dor da perda:
- Fale sobre a morte do seu ente querido – fale com pessoas que conheceram vocês dois e conte histórias que viveram juntos. Certamente, dar boas risadas e reviver o passado irá ajudar você e ter um período de luto mais suave e mais rápido.
- Aceite os seus sentimentos – depois da notícia você pode ter vários tipos de emoções. Aceite elas e sinta-as de uma forma completa. Não as esconda de ninguém.
- Cuide de você e da sua família – comer bem, fazer exercício e descansar irá ajudá-lo a superar todos os dias e a seguir em frente.
- Ajude outras pessoas que também lidam com a perda – ao ajudar os outros, você também se sentirá melhor. Compartilhar histórias sobre os falecidos pode ajudar a todos a lidar com a dor da perda.
- Lembre-se e celebre a vida do seu ente querido – não é porque ele faleceu que você deve se esquecer dele. Busque uma forma de celebrar a sua vida e se lembrar dele. Você pode, por exemplo, colocar uma foto de vocês dois em seu quarto e se lembrar dele todos os dias antes de dormir.
Se você sente que suas emoções o sobrecarregam ou que não consegue superá-las, talvez falar com um profissional de saúde mental qualificado como um psicólogo pode ajudá-lo a lidar com seus sentimentos e recuperar o rumo para seguir em frente.
Como os psicólogos podem ajudá-lo
Os psicólogos recebem uma formação que lhes permite ajudar as pessoas a lidar de forma mais produtiva com o medo, o sentimento de culpa ou a ansiedade que pode vir como resultado da morte de algum ente querido.
Se você está com dificuldades para superar a dor da perda, um profissional da área, que possui especialização nesse assunto, pode ajudar você a passar por essa fase de uma forma mais tranquila.
Lembre-se, essa não é uma fase da vida fácil de superar, por isso, buscar os recursos certos pode fazer a diferença.