Saiba quais as principais dicas de como aumentar a durabilidade dos pneus do carro, incluindo os cuidados que ajudam a melhorar o desempenho do veículo e aumentar a segurança durante a condução do mesmo.
Os pneus são itens essenciais em qualquer veículo, pois além de ser responsável pelo contato do veículo com o chão e garantir a boa aderência na pista, permite que o carro trafegue por diferentes tipos de pistas, uma vez que, existem diferentes tipos de pneus. Além disso, ainda ajuda a economizar combustível, entre outros.
Ao comprar um pneu Michelin 205 55 R16 para o seu veículo, mesmo que esteja instalando esse novo conjunto, há cuidados essenciais que devem ser adotados para aumentar a durabilidade dos pneus do carro.
Como aumentar a durabilidade dos pneus do carro
A seguir, confira como aumentar a durabilidade dos pneus do carro:
Selecione os pneus certos para o veículo
Cada carro tem os pneus que se adaptam às suas características; em caso de dúvida, consulte-o em nossa oficina de confiança. Marca conhecida recomendada – Como diz o ditado, o barato sai caro, então aqueles pneus vendidos de fabricantes desconhecidos oferecem um preço muito baixo, mas não terão a mesma vida útil e desempenho.
Calibre os pneus uma vez por mês até a pressão correta
Recomenda-se encher os pneus uma vez por mês e antes de uma viagem longa para melhorar a durabilidade dos pneus do carro. Dirigir com a pressão correta reduz o risco de danificar os pneus, aumenta sua vida útil e economiza combustível.
O ideal é fazê-lo com pneus frios (que não tenham percorrido mais de 4 quilômetros em baixa velocidade) e se for verificado a quente, adicione 0,3 bar à pressão recomendada. A informação sobre a pressão não aparece nos pneus, mas no manual do proprietário do veículo, ou na lateral da porta do motorista, ou dentro da tampa do tanque de combustível.
Verifique regularmente o desgaste e a profundidade do piso dos pneus
Para garantir máxima aderência e tração, os pneus não devem ultrapassar o limite de profundidade de 1,6 mm da “escultura”, a banda de rodagem. Para isso, é necessário examinar os indicadores de desgaste que costumam aparecer nas bandas de rodagem.
Dirija com prudência
Dirigir sem acelerar ou frear bruscamente, em velocidade adequada, sem sobrecarregar o veículo, evitando lombadas, roçando em meio-fio e subindo calçadas (e se não houver outra opção, o mais devagar possível), além de cuidar da pneus, reduz o consumo de combustível e aumenta a durabilidade dos pneus do carro.
Desloque o veículo se ficar muito tempo estacionado
Se possuir o costume de deixar o carro desligado por longos períodos de tempo, é recomendável que se desloca pelo menos a cada duas semanas. Desta forma, não só contribui para manter o veículo em bom estado, como a área do convés em contacto com o solo nem sempre é a mesma e não se corrompe.
Proteja o veículo de condições extremas
Estacionar o veículo em local protegido de água, frio ou calor contribuirá para prolongar a vida útil do pneu. Também é conveniente limpar a lama e sujeira que possa ter.
Troque o pneu quando necessário
A vida útil de um pneu depende de diversas variáveis, por isso não é possível dar um tempo específico. De qualquer forma, é recomendável passar pela oficina pelo menos uma vez por ano – pode ser feita para coincidir com a revisão de rotina – aos cinco anos.
E teriam que ser trocados após dez anos da data de fabricação (indicada no próprio pneu), mesmo que aparentassem estar em bom estado.
Cuide das válvulas e tampas
As válvulas e bujões mantêm a estanqueidade e a pressão correta do pneu, além de retirar poeira e sujeira de dentro. Portanto, é importante garantir o seu bom estado.
Realize o balanceamento e alinhamento das rodas
O balanceamento e alinhamento das rodas reduz o desgaste prematuro dos pneus e elimina a vibração, além de proteger a suspensão, direção e transmissão do veículo. Se notarmos áreas de desgaste irregular nos pneus, ou que o veículo vibre, deve-se levar à oficina para afinar estes elementos e aumentar a durabilidade dos pneus do carro.
Gire as rodas
Como os pneus dianteiros e traseiros não se desgastam igualmente, é recomendável fazer o rodízio, idealmente a cada 12.000 km ou a cada seis meses. Embora seja recomendável fazê-lo em uma oficina profissional, um faz-tudo também pode fazê-lo, como explica este vídeo:
Procure por um profissional
Se algum pneu estiver danificado, é imprescindível levá-lo a um serviço técnico profissional para desmontá-lo e inspecioná-lo com garantia para a melhorar durabilidade dos pneus do carro.