O que é preciso saber antes de contratar um estúdio de áudio? Confira o que deve analisar antes de contratar esse tipo de produtora para realizar seus projetos.
Quando se decide alugar um estúdio de áudio para o seu projeto, você recebe tudo o que vem com ele: O equipamento, o software, a localização, o engenheiro musical, equipe de produção, entre outros, detalhes que terão efeito no seu produto final.
Como é um serviço que exige um bom orçamento, é preciso conhecer bem a produtora para saber se terá um resultado profissional.
A seguir, listamos o que é preciso saber antes de contratar um estúdio de áudio, para que acrescente em sua lista de pesquisa antes de gastar seu dinheiro para o primeiro depósito e assinar o contrato.
O que é preciso saber antes de contratar um estúdio de áudio?
Confira quais os principais detalhes a serem analisados antes de contratar uma empresa de produção musical:
1. Como eles faturam?
Este ponto vem em primeiro lugar porque é sem dúvida o mais importante. Se houver um conflito entre o proprietário e o cliente nesse processo, ele normalmente gira em torno do pagamento do projeto.
O estúdio de áudio cobra por hora? Se o fizerem, o que está incluído nessa taxa horária? Você pode chegar cedo para realizar a vistoria e a configuração do equipamento, e isso conta como tempo de estúdio de áudio? Como o estúdio de áudio lida com problemas que (inevitavelmente) surgem durante o processo?
No entanto, muitos estúdios de áudio e engenheiros musicais faturam com base em um produto final. Você pode ser cobrado uma taxa fixa por música.
Quantas vezes você terá permissão para fazer alterações? Você estará presente durante a mixagem final? O arquivo será devidamente preparado para masterização ou alguma forma de masterização será incluída? Essas são todas as coisas que você deve abordar antes de concordar em pagar por um produto ‘acabado’.
2. Qual DAW eles utilizam?
Você pode estar pensando: “O que importa para MIM qual estação de trabalho de áudio digital o estúdio de áudio está usando? Estou apenas tocando as músicas!” Bem, na verdade existem algumas razões pelas quais vai querer saber não apenas a DAW que eles estão usando, mas até a versão pode entrar em jogo na sua decisão final.
Em muitos casos, você pode pensar no DAW sendo usado de maneira semelhante ao formato de fita usado no passado. Você sempre guardava suas fitas master para que, se quisesse uma mixagem diferente, pudesse trazê-la para outro lugar e continuar trabalhando em sua música.
Se seu engenheiro musical ou equipe de gravação gravou em um formato incomum ou muito proprietário, ele limita suas opções de onde mais você poderia ir! A escolha DAW pode ter armadilhas semelhantes.
Se você gravar suas faixas iniciais em um DAW, pode não ser facilmente transferível para outro formato. Isso pode ou não ser importante para você,
3. Que Backline eles têm?
A disponibilidade de backline pode entrar em jogo se você estiver usando uma banda ou mesmo se for um cantor/compositor que planeja utilizar algum equipamento doméstico.
Se você vai gravar um monte de faixas de guitarra, ter acesso a uma variedade de amplificadores e gabinetes pode realmente ajudar a trazer alguma variedade ao seu som! Se você adicionar teclados, ter uma seleção de teclados ou uma grande biblioteca de instrumentos virtuais será crucial para preencher o som do seu projeto.
A situação de backline também pode afetar seu faturamento/carga no problema que abordei anteriormente. Obviamente, se houver uma bateria ‘house’, bem como um amplificador que seu guitarrista está ansioso para usar, você não precisa se preocupar em carregar o seu próprio.
Ter uma grande parte do equipamento que você planeja usar já configurado e pronto para uso reduzirá significativamente o tempo de configuração, deixando mais tempo para você rastrear!
4. O que o armário de microfone contém?
Os microfones podem ser uma escolha muito pessoal, e saber que tipo de microfone a equipe do estúdio de áudio escolhe usar em cada fonte pode dizer muito sobre como será o som do seu produto final.
Novamente, uma variedade de escolhas nesta categoria pode levar a uma gravação mais diversificada no futuro.
Eles vão microfonar o amplificador do seu guitarrista ou vão gravá-lo ‘diretamente’? Se eles forem diretos, tudo bem com o seu guitarrista? Você pode ter algum ‘trabalho de preparação’ psicológico para fazer com certos membros de sua banda se eles precisarem se sentir mais confortáveis com a situação de rastreamento. Existe uma seleção de microfones que podem ser usados para vocais principais?
Embora existam certas opções veneráveis (como o U87) que provavelmente produzirão um som decente em praticamente qualquer situação,
5. Qual o nível de conhecimento do engenheiro musical do estúdio de áudio?
Sentir a pessoa que vai estar ‘no leme’ é a prioridade número um. Lembre-se, esta é a pessoa que fará a maioria das escolhas em relação às categorias acima. Ter um engenheiro que parece flexível, aberto a sugestões e confiante em suas escolhas é aquela ‘mistura perfeita’ de qualidades que você precisa para obter uma mistura perfeita!
O engenheiro precisa estar na vanguarda absoluta da tecnologia e ter uma enorme quantidade de dispositivos pessoais com luzes e botões pulsantes? Provavelmente não.
O engenheiro deve, no entanto, conhecer seu equipamento melhor do que ninguém. Eles devem ser capazes de obter um bom som de forma rápida e eficiente, e ser capazes de pensar rapidamente quando as coisas não estão indo conforme o planejado.
6. Onde eles estão localizados?
A localização do estúdio de áudio é algo que poucas bandas consideram e pode ser muito importante para manter o dia produtivo.
Está incrivelmente longe de um membro da banda, tornando mais difícil para eles chegarem lá após o dia inicial de rastreamento para mixagem e/ou overdubs? Fica no meio de uma cidade movimentada sem acesso a estacionamento ou área de carregamento? Há comida prontamente disponível?
Parece simplista demais, mas esse último é incrivelmente importante. Quem quer perder 2 horas do seu tempo de rastreamento esperando alguém dirigir para longe. Nenhum desses fatores pode necessariamente significar que você não pode usar um estúdio específico, apenas que é um ponto importante para considerar em sua rotina diária de gravações.